-->
Surveys são a aplicação de questionários entre uma amostra de indivíduos com o objetivo de formular generalizações a respeito de perfis e opiniões de uma população. Este curso apresenta e discute o laboratório da técnica do survey: a formulação de questionários, a definição da amostra, o processo de tabulação dos dados, a análise e interpretação dos resultados e a produção de gráficos, tabelas e testes de correlação. Trabalha ainda conceitos básicos como matriz de dados, unidade de análise, amostra, variável, os princípios da integridade, comparabilidade, classificação, viés, margem de erro, intervalo de confiança e aleatoriedade. Discute também tipos de perguntas e possíveis fontes de erro na elab-oração do questionário. Finalmente, reflete sobre a operacionalização de conceitos e o estabelecimento de relações causais plausíveis entre as variáveis na pesquisa de survey
Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e doutora e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-Uerj). Trabalha com gênero e teoria social, raça e desigualdades relacionais.