Híbrido

Ideologias políticas e pensamento brasileiro: teorias e casos

Formato: Híbrido

Data e horário: 10 e 11 de julho, das 14h às 17h

O estudo das ideologias confunde-se com a história das ciências sociais. A tentativa de entender como as comunidades produzem representações para organizar as formas de conflito e cooperação, bem como a relação entre valores, interesses e ação política, sempre ocupou a problemática de fundo dos estudos sobre ideologias políticas. Da leitura marxista à renovação historiográfica dos últimos 50 anos, pensar as ideologias significa entender a relação fundamental entre ideias e política. No Brasil, os estudos das ideias políticas receberam nomes diversos - desde a investigação seminal da “imaginação política brasileira” de Wanderley Guilherme dos Santos até as “Linhagens do Pensamento Político” de Gildo Marçal Brandão. Em todos os casos, contudo, elas trataram de propor modos de relacionar o estudo das ideias políticas com a disputa pelo significado de processos mais amplos de nossa formação social e política. Este workshop buscará lidar com essas questões em dois momentos: em primeiro lugar, discutiremos questões teóricas gerais dos estudos sobre ideologias políticas, suas abordagens e potencialidades para o desenvolvimento de novas agendas de pesquisa; em segundo lugar, iremos explorar o estudo do pensamento político brasileiro a partir das diversas ideologias que o constituem, suas variações e transformações ao longo dos séculos XIX, XX e XXI.


Christian Edward Cyril Lynch

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é bolsista de produtividade (nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pesquisador cientista do nosso Estado - FAPERJ, sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e professor associado do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). Foi presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito, coordenador da área de Teoria Política da ANPOCS e de Pensamento Politico Brasileiro da Associação Brasileira de Ciência Política, além de professor da Escola de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Escola de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Pós-graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da extinta Universidade Gama Filho (UGF). Foi pesquisador visitante na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris; e professor visitante da Universidade Agostinho Neto (Luanda), da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), da Universidade de Lisboa e do Colégio do México. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política, história do direito, ideologias políticas, pensamento político brasileiro, história do brasil.
Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com período sanduíche na Univeristà degli Studi di Pisa (Itália). Realizou estágio de pós-doutorado no IESP-UERJ e no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Teoria Política, Teoria da Democracia, Ideologias Políticas e Pensamento Político Brasileiro. Co-coordena o Beemote – Grupo de Estudos de Teoria e Pensamento Político Brasileiro e o NUTEPI – Núcleo de Teoria Política e Instituições.

Inscreva-se neste curso
← Voltar à lista de cursos