-->
O curso “Ferramentas de inteligência artificial para a pesquisa” busca apresentar as principais tecnologias baseadas em IA disponíveis que podem ser usadas para incrementar diferentes fases da pesquisa acadêmica. Dividido em duas aulas, o curso buscará apresentar as principais ferramentas disponíveis para a busca e seleção de materiais acadêmicos e para a leitura desses produtos.
A primeira aula será focada em evidenciar como sites, aplicativos e mesmo modelos fundacionais de inteligência artificial começam a concorrer diretamente com as bases indexadoras tradicionais de artigos científicos, como Scopus e Web of Science. Esta aula inicial buscará apresentar quais são as ferramentas mais seguras para a busca semântica de textos, especialmente em etapas mais exploratórias da pesquisa, incluindo ChatGPT, Gemini, Copilot, SciSpace e Perplexity. Em seguida, serão exploradas ferramentas que não se baseiam apenas em questionamentos, mas também na inserção de referências para a geração de redes de citações e mesmo de novas bibliografias, a exemplo de Research Rabbit, Connected Papers, Litmaps e Inciteful.
A segunda aula será concentrada em ferramentas de IA que auxiliam na leitura de todo tipo de material acadêmico ou pertinente. Serão abordados modelos grandes de linguagem como ChatGPT e Claude para a realização de resumos e inferências sobre arquivos PDF, assim como as soluções de outras empresas, como ChatPDF e SciSpace, que permitem um diálogo mais sofisticado com os arquivos e mesmo a geração de anotações. Também serão tratadas as extensões para navegadores que auxiliam na leitura de quaisquer sites presentes na rede e mesmo no resumo e interação em vídeos do YouTube, como Harpa, Merlin e TextCortex.
Ao fim, serão apresentadas e debatidas as questões éticas envolvidas no uso adequado de tais ferramentas e serão apresentadas as atuais diretrizes das principais editoras e associações científicas.
Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFPR). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Colíder do grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Já atuou como consultor do Banco Mundial, Bertelsmann Foundation (Alemanha), Adam Smith International (Reino Unido) e já foi assessor de pesquisas do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), Labhacker (Câmara dos Deputados) e W3C Brasil e Centro de Estudos sobre Tecnologias Web. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).