-->
O minicurso oferece os fundamentos mais gerais para uma compreensão introdutória sobre a emergência climática que marca os tempos atuais. O primeiro módulo apresenta os principais conceitos (das ciências naturais e sociais) mobilizados para a compreensão do tema, uma visão geral do perfil de emissões globais e brasileiras (assim como da desigualdade dos seus impactos) a partir de infomapas e gráficos, uma explicação sobre o papel do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e, por fim, um panorama sobre as principais medidas de enfrentamento no mundo e no Brasil, com atenção ao Plano de Transformação Ecológica do governo Lula 3. Por sua vez, o segundo módulo trata das principais correntes teóricas que atravessam o debate da ecologia política ao longo da história, a fim de demarcar distinções nos diagnósticos e nas soluções sobre emergência climática entre as abordagens dos limites planetários, do liberalismo de mercado, do institucionalismo e da teoria crítica ao capitalismo, além de reflexões ainda embrionárias no marco do desenvolvimentismo. Espera-se que os/as participantes concluam este módulo aptos/as a: 1) entender o impacto de diferentes setores da economia para a emergência climática, com destaque para energia fóssil e produção agropecuária; 2) diferenciar responsabilidades e vulnerabilidades entre países do Norte e do Sul, assim como entre grupos dentro de sociedades; 3) distinguir linhas de ação política (na sociedade, dentro do Estado e dentro de organizações internacionais) que partem de pressupostos teóricos e almejam horizontes sociais diferentes; e 4) compreender a agência multinível que o enfrentamento da emergência climática requer, com foco na relação entre os níveis doméstico e internacional da política.
Professor Titular de Relações Internacionais do IESP-UERJ, Pesquisador 1-B do CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) e do Observatório Interdisciplinar de Mudanças Climáticas da UERJ (OIMC). Suas pesquisas e publicações mais recentes encontram-se no www.carlosmilani.com.br.
Doutora em Direito pela PUC-Rio (2017-2022); Doutoranda em Sociologia pelo IESP-UERJ (2023-2027); É Pesquisadora bolsista CNPq do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC-IESP); Editora Executiva da Revista Direito Práxis, Editora Adjunta na RFD-UERJ e Assistente de Edição na Revista do IHGB.
Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, mestre em Ciência Política pela UFRGS e bacharel em Relações Internacionais pela UFRGS. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no IESP-UERJ, coordenador-adjunto do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e pesquisador do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC).